Chuva causa alagamentos e trava São Paulo

O rio Tietê transbordou e a marginal está fechada no sentido Cebolão, bem na altura da ponte da Casa Verde, consequência disso, o rodízio municipal de veículos está suspenso.

O temporal que castiga São Paulo desde domingo 9 de fevereiro, por conta das chuvas, deixou a cidade em estado de atenção, pois as marginais Tietê e Pinheiros estão com trechos impossíveis de transitar. Tudo por conta dos transbordamentos dos dois rios.

A circulação dos transportes públicos está seriamente comprometida. O metrô está funcionando normalmente, mas a linha 9 – Esmeralda da CPTM parou — a linha 8 – Diamante da CPTM ficou parada até às 9h10 (acompanhe sobre os ônibus logo abaixo ). O rodízio municipal de veículos foi suspenso.

A Zona Oeste de São Paulo cidade foi a mais atingida. Os bombeiros recomendaram que as pessoas não saiam de suas casas, pois o risco de morte é considerado. Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o tempo vai permanecer assim, instável e com chuva, então, mais água virá por aí.

No início da manhã desta segunda-feira 11 de fevereiro, São Paulo chegou a computar 76 pontos de alagamentos, sendo que 68 deles estão intransitáveis e 8 pontos estão transitáveis, então, a recomendação é não sair de casa.

Chuva causa alagamentos e trava São Paulo

Às 9 da manhã, este número baixou para 56 pontos de alagados, sendo que 51 deles estão intransitáveis e 5 pontos estão transitáveis, porém ainda não há o que comemorar.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) relatou que, desde domingo 9 de fevereiro até as 8 da manhã desta segunda-feira 10 de fevereiro, portanto 2 dias seguidos, foram registrados 141,2 ml de chuva na cidade de Barueri. No Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, foram registrados 113,2 ml de chuva. A média dos últimos 30 anos para o mês de fevereiro nesta mesma estação de medição é de 249,7.

O corpo de um homem de 33 anos foi encontrado no piscinão de São Bernardo do Campo, pelas informações do Corpo de Bombeiros, nessa manhã de segunda feira dia 10 de fevereiro. Ele desapareceu no sábado dia 8.

Resumindo:

  • rodízio de veículossuspenso o dia todo;
  • marginais: Tietê e Pinheiros permanecem fechadas nos pontos alagados; na Marginal Tietê, o ponto mais crítico é perto da ponte da Casa Verde, sentido Cebolão;
  • chegada a São Paulo: rodovias Carvalho Pinto, Dutra, Castelo Branco e Imigrantes estão congestionadas;
  • congestionamento: perto das 8h,a cidade tinha 89 km de lentidão;
  • trens: as linhas 8 e 9 da CPTM estão com trechos onde a operação se encontra paralisada;
  • metrô: está operando normalmente;
  • aeroporto: Guarulhos e Congonhas estão operando para pousos e decolagens, porém a situação pode mudar;
  • ocorrências: 234 chamados para o corpo de bombeiros por alagamentos, 27 quedas de árvores e 20 desabamentos; desde a noite de domingo 9 de fevereiro foram 4 mil chamados;
  • O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu o expediente na data em todas as unidades judiciais da comarca da Capital.
  • O Tribunal de Justiça Militar também acaba de suspender o expediente;

Ônibus

A SPTrans relatou que a circulação dos ônibus está bastante prejudicada e que equipes se esforçam para melhor monitorar sobre as operações dos ônibus auxiliando os passageiros em suas viagens, para que o sofrimento seja menor.

Em decorrência dos pontos alagados intransitáveis, os ônibus não circulam em vias de grande acesso como:

  • Av. das Nações Unidas;
  • Av. Marquês de São Vicente;
  • Av. Dr. Chucri Zaidan;
  • Av. Prof Francisco Morato,
  • Av. Pres Castelo Branco;
  • Av. Santos Dumont (Bom Retiro);
  • Av. Nossa Senhora do Ó;
  • Av. Braz Leme;
  • Av. Giovanni Gronchi, Av. Interlagos;
  • Av. Santo Amaro;
  • Av. Miguel Estefno;
  • Av. 11 de Junho.

As garagens da viação Santa Brígida, que opera nas regiões da Lapa, Barra Funda, Pirituba, Jaraguá; e da MoveBuss, que opera nas regiões de Sacomã, Sapopemba e Vila Prudente, tiveram atrasos na saída dos ônibus, por conta do caos.

Os veículos do Serviço Atende+, da garagem da NorteBuss, tiveram dificuldade na saída entre 5h e 7h15, assim, prejudicando o atendimento.

Os 31 terminais de ônibus municipais estão trabalhando normalmente e não há alagamento nos mesmos. Porém, os ônibus têm dificuldade em rodar pela cidade por conta dos acessos prejudicados pelos alagamentos.

O Plano de atividade entre empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado solicitado pela CPTM, por conta de problemas que afetaram a circulação dos trens na linha 9 – Esmeralda entre as estações Osasco e Santo Amaro.

Há situações problemáticas também no transporte público, pois não há circulação de trens na linha 9 Esmeralda da CPTM entre as estações Osasco e Santo Amaro por conta de alagamentos, então os ônibus do sistema Paese foram acionados.

Também há situações problemáticas na linha 8 Diamante. Existem interrupções entre as estações Itapevi e Comandante Sampaio.

A circulação dos ônibus metropolitanos também está ameaçada, com problemas para circular por conta das inundações. A recomendação é que os passageiros pesquisem a situação da linha em tempo real pelo app da EMTU. O rodízio de veículos está suspenso.

Chuva causa alagamentos e trava São Paulo

Um homem morreu

Um homem de 33 anos, de São Bernardo do Campo, que desapareceu no domingo dia 9 de fevereiro, teve o corpo encontrado por volta de 6h30 desta segunda feira dia 10 de fevereiro pelo corpo de bombeiros num piscinão.

Além do ABC Paulista e da cidade de São Paulo, a chuva também inundou ruas de Carapicuíba, Barueri, Osasco e Itapevi, portanto uma vasta área do estado de São Paulo.

Previsão

Informações vindas da prefeitura, portanto oficiais, relatam que a propagação do sistema frontal deixa o tempo fechado e chuvoso nesta segunda-feira dia 10, então os termômetros variam, entre 24°C no início da madrugada e 18°C no fim da noite.

Desde a última madrugada, há regiões da cidade de São Paulo que acumularam mais de 100 milímetros de chuva, pois são 2 dias quase completos de muita água.

Quer saber mais sobre o cotidiano? Claro que sim! Então clique aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here